O Sarau Cultural começou como Sarau Literário, mais voltado à literatura e muito, mas muito mais intimista. No começo usamos um espaço emprestado de uma instituição privada, iniciou-se às 18 horas e terminou às 23. Foi em dezembro de 2006 e serviu como reunião de confraternização dos alunos do Cursinho Comunitário Pimentas.
Mas a intenção não era essa (confraternizar no final de um ano difícil), para isso tínhamos e temos outros eventos. Juntamos então os interessados na discussão cultural e nos organizamos para um segundo evento, bem maior. Neste já no espaço em que se consagrou: O recém inaugurado “Teatro Adamastor Pimentas”. Neste segundo evento houve participação de vários grupos de música, intervenções da plateia e duas estreias: A minha literária com o lançamento do meu livro de contos “A divina tragicomédia humana” e o Grupo de Comédia e Teatro Kómus, antigo Maiêutica com a peça “O auto da barca do inferno”.
Depois deste segundo evento extrapolamos o limite do simples envolvimento anual com o tema e partimos para a intervenção ao longo do ano, tanto que a peça o Auto da Barca do inferno se apresentou outra, logo na sequência, nos inserimos em discussões, organizamos fóruns de debates sobre a questão cultural na cidade de Guarulhos e organizamos outros tantos saraus. Participando como convidados em outros e revelando para o jovem da periferia que a cultura não é um tema político, um assunto social, ou algo pra se debater quando faltar assunto com os amigos: a cultura somos nós, todos, envolvidos numa imensa amálgama chamada humanidade, cada um com suas conspirações, inspirações e confluências.
Caminhas no ano de 2010 para o 5º Sarau, cada vez maior e com mais participação da população da comunidade da região do Pimentas. O evento que no início se limitava a apenas três horas, neste ano ocorrerá em dois dias de muita arte e cultura: teatro, dança, música, artes plásticas, poesia e muito mais, formando a nossa contribuição neste caldo cultural chamado Brasil.
Mauro Marcel
Nenhum comentário:
Postar um comentário