
A Cia. Kómus surgiu de uma gostosa brincadeira de alguns participantes do Cursinho Comunitário Pimentas. Foi em 2007 quando o Zé, juntamente com outras pessoas, tiveram a ideia de dramatizar uma das obras literárias cobradas na Fuvest. Escolheram “O Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente. A ideia era apresentar essa peça no Sarau Cultural que é realizado no mês de julho de cada ano.
Ideia na cabeça. Pessoas empolgadas para participar. Mas quem vai escrever uma boa atualização desta peça? Quem vai tornar a linguagem mais acessível e as personagens mais próximas do cotidiano? Foi ai que surgiu o convite para o professor e escritor Mauro Marcel participar. Ele aceitou e gostou tanto da ideia que além de escrever outras peças, fez questão de atuar e dirigir.
“O Auto da Barca do Inferno” contou com a participação de vários integrantes do cursinho incluindo professores e alunos.
Para o Sarau do ano seguinte. Foi adaptado pelo prof. Mauro o texto “A Casa Errada” de Artur Azevedo. Novamente um sucesso!
Em 2008 a Kómus teve que reduzir o número de integrantes. A participação dos alunos foi um pouco restrita, já que estes deveriam se dedicar com maior empenho nos estudos. Participar de um grupo teatral exige muita dedicação, e consequentemente muito tempo, que para os que estão se preparando para o vestibular é muito precioso.
No ano de 2009 foi apresentada a peça “O selo da preguiça”. Inspirada na obra “A farsa da boa preguiça” de Ariano Suassuna. Este trabalho marca uma maior integração entre os participantes da Kómus. Uma relação de confiança e criatividade fora e dentro do palco. Além do texto e direção geral do prof. Mauro, houve a criação do símbolo da Cia pelo Zé, as pinturas e figurinos pela Leidiane e a direção de arte pelo Kbça.
Além das peças a Cia também se arriscou em brincar em outras artes como o curta metragem mudo “A Mulé Dama e o Vagabundo”. Este vídeo marca o inicio de outros projetos que ainda estão por vir, como por exemplo o curta “O Cômodo mais cômodo”. Uma adaptação feita do conto com mesmo nome do livro “A divina tragicomédia humana” do prof. Mauro Marcel que está em produção.
Clique aqui e assista o video "A Mulé Dama e o Vagabundo".
É o humor cada vez mais apurado do melhor teatro guarulhense...
ResponderExcluirKómus são boas essas peças...
ResponderExcluirAdoro o humor dessa companhia